sábado, 21 de novembro de 2009

Conversa na Aldeia - dr. Manuel Sérgio

Foi o início de uma série de 'conversas'que se espera seja longa.
O professor Manuel Sérgio, primeiro convidado é uma pessoa simples: tem o nome gravado na ‘motricidade’. Criou um novo paradigma do conhecimento: a Motricidade Humana. As suas ideias foram a pouco e pouco vingando pelo mundo fora e são já várias as universidades que têm faculdades de Motricidade Humana.
Há meses, J.Mourinho surpreendeu tudo e todos ao afirmar que Manuel Sérgio era a pessoa que mais o tinha marcado – nem Van Gaal, nem Robson...- O “mestre” principal era este pensador que, aos 22 anos, trabalhava ainda no Alfeite.
Na sua ‘comunicação’ aos presentes nesta noite de ‘Conversa na Aldeia’ estee mestre globe-troter falou da alta competição, filosofou sobre o desporto – e futebol em particular - do líder que deve sempre existir sempre... ; tem de ser perspicaz, conhecer bem os seus jogadores, formar um grupo que saiba entrar em campo e ter objectivos.Historiou minuciosamente a busca do conceito ‘educação física ‘ na história da humanidade.
A felicidade pessoal é o primeiro factor de saúde, sublinhou por diversas vezes.
Ficámos ainda a saber que Pedroto, Mourinho e Jorge Jesus são os melhores treinadores de sempre, todos pessoas com quem se relacionou ou relaciona. Diferentes mas predestinados.
Culminou dizendo que no seu ‘epitáfio’ quer que se escreva:
Este homem teve um caso com a vida...


(clicar s/imagem)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conversa na Aldeia


...a primeira de muitas mais conversas será já na 6ªf dia 20, 21h com o Prof.Manuel Sérgio. O convite está feito...e distribuído porta a porta cá na aldeia.
Falar do nosso convidado não é fácil, tal o extenso currículo. Apareçam...

domingo, 15 de novembro de 2009

S.Martinho na Aldeia

...o S.Martinho na Aldeia foi assim, como abaixo se mostra.
Só estando presente se pode verdadeiramente 'descrever': as castanhas e complementos, as febras e acompanhamento, a jeropiga e a 'pinga' do Lopes Pires,tudo isto nos obrigam a dizer que para o ano há mais; depois de tudo o que se mostra,e para complemento assistimos ao Portugal-Bósnia do nosso contentamento, que foi o apuramento.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caminhada em Sarzedas

Que Sarzedas não era já ali...sabíamos.
Depois de 3 horas de autocarro chegámos a uma das mais bonitas aldeias de xisto, bem próxima de Castelo Branco, a que pertence.
Antiga vila e sede de concelho, com pelourinho, Largo, Igrejas e Capelas,com traços de cor que lhe marcam as fachadas das casas de xisto, por vezes rebocadas; viu-nos partir por veredas e trilhos excelentemente sinalizados, em caminhada salutar de cerca de 8 km até chegarmos (regressarmos....)bem perto da Fonte da Vila, que dá nome ao restaurante que excelentemente nos acolheu e serviu como documentam os 'takes' abaixo.
Aquele cozido com maranhos e aquela chanfana (feita em forno de lenha...bem como o pão e a sobremesa!) não esqueceremos tão depressa.
Os aldeões, depois de uma visita guiada ao 'cabril' do Lourenço, regressaram da aldeia,e para a Aldeia, já o sol se fora há muito...