Pelas 10:00h da manhã reuniu-se uma boa trintena de sócios, familiares e amigos e, navegando à superfície, o grupo dirigiu-se à sala D. Luíz onde se encontra patente ao público a exposição.
O primeiro projeto de submarinos em Portugal, data de 1890 com o projeto de submersível desenhado pelo tenente Fontes Pereira de Melo. Contudo, só em Junho de 1910, o então Ministro da Marinha, Azevedo Coutinho, encomendou aos estaleiros Italianos da Fiat San Giorgio, o primeiro submersível português, o "Espadarte".
Foi em 15 de Abril de 1913 que foi hasteada, pela primeira vez na história de Portugal, a bandeira portuguesa a bordo deste submersível . Portugal tornou-se, à data, um dos poucos países do mundo a dispôr desta capacidade.
Ao longo deste século, a existência de submarinos tem permitido garantir a Portugal uma utilização mais segura do mar e das vias de comunicação marítimas. Missão fundamental para as nações com vocação marítima, como é o caso de Portugal. Curiosidade principal, se assim e pode dizer: em cem anos de 'história' um só torpedo foi lançado por um submarino português.Como já vem sendo hábito, seguiu-se um excelente 'repasto' num dos restaurantes da Ajuda.
Sem comentários:
Enviar um comentário