domingo, 27 de março de 2011

Fósseis e Geistória da região de Almada – Lisboa - com o Prof Manuel Lima.

Viajar até à Época Miocénica,- entre os 5,3 e os 23 milhões de anos atrás-, foi o desafio lançado aos seus cooperantes e amigos pela Aldeia Lar em mais uma das já celebrizadas “Conversas na Aldeia”.
Os presentes que corresponderam ao desafio não só viajaram por tempos miocénicos como o fizeram em territórios de excepção da região de Lisboa e Sul do Tejo – Arriba Fóssil da Caparica a que os mais antigos chamavam “rocha” e em documentação coeva designam por “medões” ou “barreira”, e pelos afloramentos miocénicos do Lumiar e de Chelas, nos arrabaldes da capital.
A viagem pelas marcas do tempo, dos avanços e recuos do oceano Atlântico, de grande amplitude encontram-se referenciados seis, pelos fósseis que desde sempre encantaram o ser humano, foi magistralmente conduzida pelo investigador e orador convidado professor Manuel Lima.
Entre muitas outras curiosidades, se se interrogassem como tão importantes massas de areias se acumularam do topo das falésias de Costa da Caparica, ficariam a saber que em tempos remotos, milhões de anos atrás, o que hoje conhecemos como Arriba Fóssil teria sido um plano inclinado por onde os ventos dominantes fizeram deslizar as tais quantidades imensas de areia.
E qual foi o efeito do terramoto de 1755 e a aguagem que a ele se seguiu sobre a orla marítima do Grande Areal da Costa do Pescado? A resposta foi dada a todos os que participaram nesta sessão das “Conversas na Aldeia”.(V.R.)

Sem comentários:

Enviar um comentário