segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SARDOAL - memória de uma visita.

   No que foi a concretização de mais uma actividade cultural e de lazer, da Aldeia, o “Passeio & Caminhada” ao Sardoal, revelou-se excelente iniciativa. Depois de vencidos os 150km até esta vila do Distrito de Santarém-sub-região do Médio Tejo, deu-se de pronto início ao percurso previamente ‘desenhado’. Todos os ‘viajantes’ num misto de passeio urbano e passeio rural foram apreciando a riqueza do património artístico/cultural e beleza da paisagem circundante. O ponto de maior relevo foi sem dúvida a visita à igreja Matriz onde foi possível apreciar o políptico do Mestre do Sardoal, documentando o melhor da pintura portuguesa do Período Manuelino (na transição do Séc. XV par o Séc. XVII). Mereceram igualmente destaque, o Portal Renascentista bem como o revestimento cerâmico no interior da Igreja da Misericórdia, e as ruas e os largos empedrados, cheios de encanto que lhe conferem as suas simples mas belas casas tradicionais.


   O “Passeio" terminou com um almoço num restaurante local em que se apreciou a gastronomia tradicional local seguido de uma visita à Feira do Fumeiro, Queijo e Pão..

   Antes de regressarmos a Lisboa houve tempo ainda para uma visita muito singular ao Centro Geodésico de Portugal, no alto da Melriça, onde se encontra um marco com cerca de 20 metros de altura, denominado de "Picoto". Aí foi feita a’ fotografia de família’.

   Pelas 21:00 horas regressávamos à Aldeia.


Sem comentários:

Enviar um comentário