sábado, 13 de outubro de 2012

ARTE PÚBLICA XXL

“Democrática por excelência, a arte pública povoa jardins, praças e ruas do nosso País e do Mundo. De pequeno porte ou grande dimensão, em forma de busto, estátua ou escultura, em bronze, ferro, pedra ou plástico, com verdura, música, luz ou água por perto, está bem mais presente na nossa vida do que imaginamos – até porque, apesar de muitas vezes passarmos perto dela, raramente a vemos com olhos de ver.
Joaquim Saial, de há muito estuda esta temática e já a leccionou na Universidade Católica Portuguesa (onde criou a cadeira de Arte Pública no Século XX no Mestrado em Arte Contemporânea) e na Universidade do Minho, para além de a ter tornado sujeito de diversas palestras e escrito sobre a mesma em livros, jornais e revistas. “
Ontem à noite em mais uma ‘Conversa na Aldeia’, Joaquim Saial fez uma primeira palestra sobre 12 monumentos públicos portugueses de grande dimensão, que muitas vezes nos passam despercebidos e cuja história-pormenor mais desconhecida é ainda do comum dos portugueses.
Foi uma visita plena de curiosidades, detalhes, saberes que muito agradou aos  presentes em grande número.
A viagem 'guiada' que se iniciou na Avenida da Liberdade -Monumento aos mortos da 1ª GM -  terminou ao fim de hora e meia visitando 'alguma arte pública' mais recente algures na Margem Sul.
A esta primeira 'conversa' se seguirá outra agendada para Março2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário